1. Use seu tempo de inatividade para trabalhar em grandes projetos
O melhor momento para iniciar um grande projeto é quando você ainda não tem muito trabalho. Use sua sazonalidade de marketing a seu favor e salve qualquer megaprojeto para quando as coisas se acalmarem. Atualize seu site com um redesenho .
Faça uma auditoria completa de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) do seu site. Redirecione ou remova páginas obsoletas. Grave os vídeos que você pretende gravar.
Além disso, certifique-se de que seu site esteja preparado para lidar com o tráfego que virá mais tarde, para que você não sofra uma falha em um momento crucial. Isso me leva ao meu próximo ponto.
2. Comercialize seu negócio na baixa temporada
Não saia da face da Terra assim que sua temporada ocupada terminar.
Continue a formar relacionamentos com seu público por meio de seu marketing para que, quando for a hora certa, eles estejam prontos para voltar para você. Você não quer que as pessoas se esqueçam de você no mês ou trimestre em que não estiverem tão interessadas em seus produtos ou serviços.
Continue a postar nas redes sociais . Envie boletins informativos por e-mail para clientes fiéis ou até mesmo sugira que eles comprem agora, quando talvez o preço seja um pouco menor. Crie conteúdo para o seu site que estará lá quando as pessoas precisarem.
SEO é conhecido por levar tempo para começar a gerar tráfego, portanto, preparar seu site com antecedência permitirá que você colha os frutos quando as pessoas estiverem interessadas em seus produtos novamente.
3. Ajuste seus gastos com anúncios sazonalmente
Embora seja ótimo dobrar seus esforços de marketing fora de temporada, suas campanhas publicitárias sazonais não devem ter o mesmo orçamento o tempo todo.
A forma como você escolhe gastar seu orçamento de anúncio depende totalmente de você. Se você deseja economizar dinheiro enquanto os negócios não estão fortes, invista seu tempo em estratégias não pagas, como SEO , marketing de conteúdo ou marketing de mídia social .
Todas essas três estratégias são ótimas para construir relacionamentos valiosos de longo prazo com seu público.
Você pode desenvolver campanhas publicitárias sempre que quiser, mas lembre-se de que talvez queira alocar uma parte do seu orçamento especificamente para a alta temporada.
Se você estiver anunciando no Google , poderá usar a IA para ajudar a ajustar suas campanhas para a sazonalidade do marketing. O texto do seu anúncio também deve estar alinhado com o calendário da sua empresa . Mais sobre isso a seguir.
4. Crie conteúdo alinhado com eventos especiais e períodos de tempo
Pense na indústria automobilística. Em áreas onde os invernos são frios e com neve, as pessoas costumam comprar pneus de neve antes de qualquer grande tempestade. Ou pelo menos eles deveriam.
Se observarmos os dados do Google Trends para pneus de neve nos Estados Unidos, o interesse tende a aumentar no final do ano, atingindo o pico em novembro ou dezembro em muitas ocasiões.
Se os pneus de neve são o seu grande vendedor nesta época do ano, você deseja que seu marketing sazonal se concentre neles. Comece em setembro, incentivando as pessoas a se anteciparem à tempestade e a avançar antes que o clima frio apareça.
Mesmo que seu inventário permaneça o mesmo ao longo do ano ou seus serviços não mudem, crie conteúdo em diferentes feriados e períodos de tempo.
Se você vende móveis para área externa, incentive as pessoas a comprá-los como presente para um ente querido no Natal. Você gerencia uma creche e vê menos matrículas durante o verão?