É hora de desenvolver sua estratégia de marketing de conteúdo! Aqui estão cinco dicas rápidas para criar conteúdo impactante.
1. Conheça seu público
Se você deseja criar conteúdo valioso, precisa criar conteúdo que seu público tenha interesse em ler. Para determinar seu público-alvo, observe os usuários que normalmente visitam seu site ou compram seus produtos ou serviços.
Quando você conhece essas informações necessárias sobre seu público, pode criar conteúdo mais adequado aos interesses dele.
2. Mantenha seu conteúdo focado em seu setor
Conforme declarado na definição de marketing de conteúdo, seu conteúdo deve permanecer específico do setor. Se você tentar criar conteúdo que não seja relevante para seu setor, ele poderá ter um bom desempenho e direcionar tráfego, mas provavelmente não gerará tráfego relevante .
Por exemplo, se você possui uma empresa de utensílios de cozinha e está postando sobre o último escândalo de celebridade, pode atrair tráfego, mas não necessariamente tráfego interessado em seus utensílios de cozinha. Em vez disso, nesse caso, a criação de conteúdo sobre culinária geraria tráfego mais qualificado para o seu negócio.
Portanto, você deve se concentrar no conteúdo pertinente ao seu setor para capturar mais leads interessados em seus produtos ou serviços.
Assim como conhecer a demografia ocupacional do seu público, se o público que você deseja atingir são os proprietários de residências comuns, usar muito jargão relacionado ao setor pode dificultar o envolvimento do seu conteúdo.
No entanto, se você estiver segmentando diretamente os profissionais do seu setor, não usar jargões específicos do setor o suficiente pode fazer com que seu conteúdo pareça menos informativo e menos experiente.
3. Crie conteúdo para cada etapa do funil
Quando as pessoas descobrem sua empresa, elas nem sempre convertem imediatamente. A maioria das pessoas leva algum tempo para se familiarizar com sua marca, produtos ou serviços e fazer algumas pesquisas para decidir se você é o mais adequado. Esses leads passam por um funil conhecido como funil de vendas .
À medida que os leads se aproximam do fundo do funil, é mais provável que eles convertam. Então, digamos que a pessoa A acabou de descobrir seu negócio de limpeza de pisos.
Um conteúdo sobre os benefícios de seus serviços de limpeza de piso ajudaria a movê-los para a conversão? Neste caso, provavelmente não.
Essa pessoa ainda não sabe muito sobre sua empresa, então provavelmente não está pronta para comprar.
Em vez disso, um conteúdo que compartilhe dicas e truques para tirar manchas de carpete pode ser mais útil.
Por outro lado, se a pessoa B estiver engajada em sua página com frequência e tiver verificado sua página de preços, o conteúdo dos benefícios dos serviços de limpeza de piso é muito pertinente a esse usuário.
Pode ser um conteúdo que os convença a escolher seu negócio e converter.
4. Concentre-se em conteúdo perene
Ao definir sua estratégia de marketing de conteúdo, certifique-se de criar conteúdo perene.
O conteúdo evergreen é um conteúdo atemporal e normalmente se concentra em responder a perguntas comuns em seu setor. A notícia, por exemplo, não é um conteúdo perene porque se concentra em eventos atuais. O conteúdo evergreen é valioso para o seu negócio por causa de sua sustentabilidade ao longo do tempo.
Quer alguém o veja no dia seguinte à sua publicação ou seis meses após a publicação, ainda é relevante para o seu público.
Isso também significa que você pode direcionar continuamente o tráfego para o seu conteúdo, o que ajuda você a se classificar melhor.
Esse tipo de conteúdo ainda pode precisar ser atualizado ocasionalmente, mas manterá sua relevância à medida que você o atualiza. No geral, o conteúdo evergreen ajudará você a ter uma estratégia de marketing de conteúdo mais sustentável.
5. Torne seu conteúdo atraente
Como mencionado anteriormente, o Google reconhecerá as páginas do site com tempos de permanência mais longos, taxas de rejeição mais curtas e CTRs idealmente mais altas.
Para tornar seu conteúdo mais valioso, o engajamento de seus usuários afetará diretamente seu efeito no seu negócio.
Por um lado, os podcasts oferecem um envolvimento passivo valioso que atrai usuários ocupados que são multitarefas. Mas quando se trata de marketing por e-mail, mídia social e postagens de blog, você deve dar aos usuários algo para se engajar para que eles retenham mais informações e tenham maior probabilidade de lembrar de sua marca.
Uma estratégia única para fazer isso é implementar a gamificação de marketing em suas redes sociais e outros formatos. Além disso, incluir links para outros conteúdos relacionados, permitir comentários e compartilhamentos e garantir que seu conteúdo seja compatível com dispositivos móveis são formas simples de dar aos usuários a capacidade de expandir o alcance de seu conteúdo com pouco esforço adicional de sua parte.