A maioria das empresas tem altos e baixos ao longo do ano civil.
Eles podem ver um boom nas vendas durante os meses de verão e um período de baixa que corresponda às temperaturas que caem rapidamente.
Referimo-nos a essas flutuações como sazonalidade de marketing.
O que é marketing sazonal?
O marketing sazonal significa que você ajusta os esforços promocionais e o orçamento de sua empresa para se alinhar às flutuações que ocorrem ao longo do ano devido a mudanças nas estações, feriados e outros eventos.
Como funciona o marketing sazonal?
Pense em uma loja de decoração.
Seu inventário muda com base em feriados, temporadas e outros períodos importantes, como volta às aulas.
Suas campanhas publicitárias sazonais mudam com seu inventário.
Então, quando o outono chegar, você verá conteúdo com abóboras, cobertores aconchegantes e muitas e muitas cores quentes.
Entrando no inverno, você verá neve, trenós e mais neve.
Agora imagine que a loja só vendia decoração de verão.
Nada de errado com isso. Mas como seu estoque não se adapta à época do ano, eles precisarão ajustar seu marketing na baixa temporada, para que possam ter recursos suficientes para chegar ao horário de pico quando o verão chegar novamente.
Se você tiver períodos de crescimento acelerado misturados com períodos de seca consistentes em determinadas épocas do ano, o marketing sazonal pode ajudá-lo a construir continuamente relacionamentos com seu público para que, quando ocorrer o pico, você esteja à frente da concorrência.
Como você descobre sua sazonalidade de marketing?
Como enfatizei, praticamente todos os negócios têm alguma forma de sazonalidade, seja devido a mudanças no clima ou às condições que cercam seu setor.
A maneira mais fácil de identificar a alta temporada e a baixa temporada é observar o desempenho do seu negócio ano após ano.
Procure padrões em sua receita.
Você percebe quaisquer picos ou quedas que acontecem na mesma época todos os anos? Você pode ver que em seu primeiro trimestre, as vendas disparam, ou em novembro, as coisas desaceleram um pouco. Analise o tráfego e as conversões do seu site para ver altos e baixos semelhantes no tráfego.
Usando uma ferramenta como o Google Analytics , você pode configurar uma comparação rápida de período para medir os visitantes do site, envios de e-mail, envios de formulários ou qualquer outra meta que você tenha.
Você pode emparelhar seus próprios dados com informações do Google Trends para obter uma compreensão ainda mais profunda do que as pessoas estão pesquisando. Basta olhar para esta busca por móveis de pátio.
Eu tenho o local definido para a Pensilvânia e o período de tempo definido de 2004 até o presente.
Você pode ver claramente um padrão quando observa os dados de tendência desse termo a cada ano.
Como pano de fundo, se você não estiver familiarizado com o clima da Pensilvânia, é frio no outono e no inverno, depois quente na primavera e no verão.
Se você passar o mouse sobre os picos, notará que o interesse de pesquisa salta para a primavera. Você pode ver que, à medida que o clima fica mais quente, as pessoas estão começando a pensar em seus móveis ao ar livre.
Pode ser uma boa ideia dobrar a promoção de móveis para áreas externas na época em que as pessoas estão pensando nisso, ou até um mês antes.
Você pode usar o Google Trends para avaliar diferentes termos de pesquisa e sua popularidade, para poder decidir qual conteúdo deve colocar online e quando deve ser publicado.
Depois de identificar as tendências, você pode começar a fazer um plano de marketing sazonal. Temos as dicas para ajudá-lo a fazer isso.