A técnica de entrada aleatória é uma técnica de criatividade simples que é frequentemente associada a Edward de Bono, o pai do pensamento lateral.
A técnica de entrada aleatória é uma ferramenta de pensamento lateral que envolve escolher uma palavra aleatória (geralmente um substantivo) ou uma imagem e seguir suas associações até encontrar novas ideias que possam ser aplicadas ao seu problema.
Para que as entradas aleatórias funcionem, você precisará de um problema bem definido ou, um “foco”.
Por exemplo, uma nova loja de animais precisa que você crie um logotipo para eles, mas eles não querem usar patas ou bigodes porque todas as outras lojas de animais da cidade têm patas e bigodes em seu logotipo.
Você precisa de uma ideia nova e original para um logotipo de loja de animais. Você pode tentar usar a técnica de entrada aleatória para ter uma nova ideia.
A segunda parte é a “provocação”, ou uma entrada aleatória.
Para este exemplo, abri um dicionário em uma página aleatória e escolhi uma palavra aleatória nessa página. A palavra é “otomano”. Então, usarei todas as associações que puder pensar com a palavra “ottoman” para chegar a uma ideia que possa aplicar ao foco.
O objetivo não é conectar “ottoman” diretamente a um novo logotipo de pet shop, mas sim usar “ottoman” como um estímulo para nos fazer pensar em um novo padrão sobre o problema.
Pode ser algo assim:
“Otomano” é uma palavra chique para um escabelo.
Animais de estimação às vezes sobem nos móveis. Talvez um logotipo com um animal de estimação em um banquinho?
Se movendo…
“Otomano” também está associado ao Império Otomano, que já foi o maior e maior império do mundo. Era governado por reis.
O rei da selva é o Leão. Que tal um logotipo onde um animal de estimação é retratado como o rei? Um animal de estimação usando uma coroa?
Se não for uma coroa, então talvez possamos inventar outro símbolo para mostrar o significado ou a importância de um animal de estimação.
Um animal de estimação é muitas vezes uma parte importante de uma família. Talvez possamos encontrar uma maneira de criar um logotipo que enfatize o lugar de um animal de estimação em uma família. Um logotipo simples e estilizado que mostra um animal de estimação no centro de um grupo de humanos?
Passamos da palavra “ottoman” para um animal de estimação ser uma parte importante de uma família.
Acabamos de apresentar uma direção concreta para um novo design de logotipo.
Como isso aconteceu? Como passamos de “otomano” para o design de um logotipo que enfatiza a importância de um animal de estimação para uma família?
Edward de Bono explica,
“ Por definição, uma palavra aleatória não está ligada a nenhum assunto e, portanto, qualquer palavra funcionaria para qualquer assunto.
Em um sistema de informação passivo, isso seria um absurdo total. Mas em um sistema ativo (padronização), a palavra aleatória fornece um novo ponto de entrada. À medida que voltamos a partir do novo ponto de entrada, aumentamos as chances de usar padrões que nunca teríamos usado se tivéssemos trabalhado fora da área de assunto.”