Um exemplo de URL UTM completo

Digamos que você está tendo uma liquidação sazonal e deseja ver quantos de seus usuários acabam em sua página de vendas graças ao seu boletim informativo mensal por e-mail. Você começaria pensando em quais parâmetros UTM você pode querer usar:

  • Fonte: Boletim
  • Meio: e-mail
  • Campanha: Liquidação de verão 2019

Você também precisará do URL da própria página de vendas.

Algo como: 

https://www.awesomehikinggear.com/summer-sale.html Em seguida, basta anexar os parâmetros UTM ao seu URL assim:

https://www.awesomehikinggear.com/summer-sale.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=summersale2019

Você sempre começa com um “?” no final do seu URL antes de anexar qualquer parâmetro, seguido imediatamente pelo seu primeiro parâmetro. Então, para cada parâmetro adicional, você começa com um “&” seguido imediatamente pelo próximo parâmetro. É um padrão bastante simples de seguir que se parece com:

https://www.example.com/example-page.html?param1=1¶m2=2¶m3=3¶m4=4 e assim por diante.

Usando um criador de URL de campanha

Embora definitivamente valha a pena entender a estrutura de uma URL marcada com UTM, a maneira mais fácil de configurar suas URLs UTM é usando um gerador de URL de campanha (às vezes chamado de “gerador de URL personalizado” ou apenas “criador de URL UTM”).

Existem vários deles por aí, mas sua melhor aposta é usar o construtor oficial fornecido pelo Google .

Usando um gerenciador de links UTM

Existem vários pacotes de software por aí que se vendem como “Gerentes UTM”. A maioria deles acabou de agrupar todas as funcionalidades e informações de que você precisa em um pacote pago para seu site de venda de casa.

Você obterá alguma versão de um gerador de link UTM, um banco de dados que armazena todos os seus links UTM para fácil acesso e verificação e provavelmente um encurtador de link embutido também para que você possa ter URLs “bonitos” que ainda funcionam como URLs UTM .

Se você deseja usar um desses pacotes de software ou não, depende inteiramente de você, eles nunca serão necessários para o uso adequado do link UTM, mas podem definitivamente acelerar as coisas e manter tudo um pouco mais organizado e condensado para você. Muitos profissionais de marketing obtêm valor semelhante de uma planilha do Excel bem conservada ou planilha do Google com um pouco de mágica de fórmula de célula polvilhada para obter criação e rastreamento de URL “automatizados”.

Os parâmetros UTM são para você?

A resposta quase sempre será sim. Eles são uma maneira totalmente gratuita e ultraeficiente para os profissionais de marketing manterem seus dados de tráfego do Google Analytics melhor organizados e úteis em um piscar de olhos.

Acompanhar com precisão o desempenho de suas campanhas à medida que elas se desenrolam quase sempre é a diferença entre um sucesso de ROI alto e um resultado muito mais medíocre, e os parâmetros UTM são uma das melhores maneiras de fazer exatamente isso.

Por fim, você pode estar se perguntando se vale a pena ler os códigos UTM se a maioria de seus esforços de marketing estiver offline. A resposta ainda é sim! Com um pouco de pensamento criativo, você pode acompanhar facilmente o fluxo do usuário da mídia impressa tradicional para sua presença on-line, uma transição que historicamente tem sido um pesadelo de atribuição.

Embora a implementação exata mude de acordo com a empresa e esteja um pouco fora do escopo deste artigo “O que é…”, a configuração é bastante direta. Você teria um nome de domínio “vanity” para o qual direcionaria os usuários em seus anúncios off-line e, em seguida, poderia configurar um redirecionamento do domínio vanity para seu site real que adiciona parâmetros UTM que identificam esse tráfego redirecionado como sendo originado off-line ao longo do maneira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *